“O que posso comer depois dos implantes dentários? Vou poder comer alimentos duros normalmente? Como é a alimentação de quem tem implantes dentários?”  São dúvidas frequentes entre nossos pacientes, principalmente daqueles que perderam um ou mais dentes, porém a resposta é mais simples do que você imagina!

Após a colocação dos implantes dentários, respeitando um período de até 48h, o paciente receberá suas próteses fixas definitivas e poderá voltar a comer normalmente, sem restrições!

Essa é sem dúvidas uma grande notícia! Contudo, logo após a realização dos implantes, ou seja, no período de cicatrização, o que pode ocorrer em até 48h, o paciente chegando em sua residência, deverá se atentar a cuidados simples, típicos de um pós-operatório de um tratamento de saúde bucal convencional. É válido lembrar que o tempo para cicatrização dos implantes dentários dependerá do organismo de cada paciente, bem como da sua situação óssea, saúde gengival e demais fatores que deverão ser observados pelo cirurgião dentista.

Quanto a alimentação logo após a colocação de implantes dentários (imediatamente após a cirurgia), indicamos o consumo de alimentos mais frios ou mornos, de preferência os que possuam textura mole ou pastosa, tais como vitaminas, iogurtes, mingaus, legumes cozidos, sopas ou cremes.

Mas lembre-se, os cuidados mais específicos e com algumas restrições que acabamos de citar só valem para os primeiros dias logo após a cirurgia, afinal, como todo procedimento cirúrgico realizado com o dentista, as primeiras 48h são fundamentais para a recuperação adequada dos tecidos, o que garante não só o conforto após o procedimento, mas também o sucesso do tratamento. Porém, após esse curto período da colocação dos implantes e fixação das próteses definitivas, o paciente já estará liberado para comer normalmente!

Sorriso novo, vida nova! E depois das 48h você poderá finalmente sentir a liberdade de comer o que deseja livremente sem se preocupar se sua prótese dentária irá soltar ou cair. Este é mais um benefício dos implantes dentários, a capacidade de trituração e mastigação de alimentos será plena, ou seja, a alimentação será favorecida pela nova saúde bucal e resistência dos seus novos dentes, o que permitirá o consumo de todos os tipos de alimentos, desde os mais sólidos aos mais pastosos, quentes ou gelados sem problemas.

Outra boa notícia, é que os implantes dentários não doem e que as próteses fixas não ficam soltas na boca, e nem muito menos irão machucar a gengiva, todos esses fatores permitirão ao paciente uma alimentação muito melhor do que a que possuía anteriormente aos implantes, e o melhor: sem dores e desconfortos!

Selecionamos um de nossos casos de implantes dentários, onde a paciente obteve resultados fantásticos, veja só:

Nossa paciente chegou usando uma prótese fixa na qual todos os dentes que a sustentavam estavam corroídos, ou seja, sua prótese fixa não estava mais sendo suportada por seus dentes, esses dentes tiveram que ser removidos, e logo após foram colocados os implantes.

Apenas num intervalo de 48h a transformação definitiva aconteceu, nossa paciente recebeu novas próteses fixas, agora suportadas pelos implantes que são muito mais seguros e resistentes, sem dores ou inchaços, podendo mastigar os alimentos normalmente.

Portanto, de uma forma muito tranquila e em um curto período de tempo nossa paciente obteve sua nova prótese fixa sustentada sobre os implantes, segura, esteticamente bonita, e com possibilidade de durabilidade eterna.

Se você tem interesse em realizar um tratamento com implantes dentários, ou conhece alguém que está precisando, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo!