Quem perde um dente tem total interesse em fazer um implante dentário. Perder um dente é um episódio triste, dolorido e bastante incômodo para qualquer pessoa, mas perder um dente da frente pode ser ainda pior e tornar-se um verdadeiro pesadelo. Com os avanços da Odontologia Estética, hoje dispomos de recursos e alternativas para que nossos pacientes que sofreram esse tipo de fratura não necessitem aguardar dias ou semanas com o sorriso incompleto. Afinal, quem perde um dente da frente tem pressa e repor o dente perdido o mais rápido possível é fundamental.

A boa notícia é que, na grande maioria dos casos é possível sim colocar um implante dentário logo após a perda de um dente, muitas vezes no mesmo dia! Inclusive, esta é uma situação bastante vantajosa, pois o cirurgião dentista conseguirá aproveitar todos aqueles tecidos que circundam o dente, mantendo sempre a altura gengival, para isso será necessário a realização de exames tomográficos, a avaliação da condição óssea, e principalmente a avaliação do nível da fratura que afetou o dente ou a sua raiz.

Após exame e avaliação, o dentista poderá saber se será possível “aproveitar” a raiz desse dente para sustentar um dente em porcelana, ou se será necessária a remoção da raiz do dente que não serve mais para que possa ser feita a substituição desta raiz inoperante por um implante dentário no mesmo momento.

O que é um implante dentário?

Nunca é demais lembrar que o implante dentário exerce a função de nova raiz e não de um novo dente, este novo dente nós chamamos de coroa dentária. Portanto, se você perdeu um dente é fundamental avaliar com radiografias e tomografias as condições dessa raiz. Se a raiz estiver ainda com boa estrutura será possível aproveitá-la para dar sustentação para o novo dente em porcelana, ou seja, a coroa dentária. Porém, se esta raiz natural do dente estiver comprometida, aí será preciso extrair essa raiz e substituí-la por um implante dentário, que como já conversamos exerce o papel de raiz artificial para o novo dente.

Se seu caso envolver a troca da raiz, você precisará além da coroa, mas de um implante dentário também. Nesta fase também serão feitos alguns procedimentos de enxerto, principalmente com materiais que irão ajudar na calcificação e na cicatrização definitiva desse implante.

Entendido tudo isso, vamos direto às boas notícias. A primeira delas é que se for necessária a extração da raiz do dente quebrado ou perdido, o implante dentário poderá ser realizado no mesmo ato da extração. Ou seja, a remoção da raiz comprometida e a instalação da nova raiz com o implante dentário são feitas no mesmo momento! Dessa forma você recupera seu dente da forma mais rápida possível, livrando-se desse verdadeiro pesadelo quase que imediatamente.  A cereja do bolo é que o paciente irá sair já com um dente provisório, que será fixado no mesmo momento, durante a realização do implante.

Em resumo, é como se o paciente chegasse na clínica, removesse o dente, colocasse o implante, e duas horas depois já estará com dente fixo novamente, como se nada tivesse acontecido, podendo voltar para as suas atividades profissionais, sociais, etc.

Agora iremos mostrar para você este caso, que dentre vários casos que surgem em nossa Clínica Odontológica Dr. Cláudio Albuquerque, se mostrou bastante interessante pois o paciente temia em passar vários dias sem o dente da frente, o que lhe impossibilitaria de realizar inúmeras atividades, porém chegando em nossa Clínica, o paciente se deparou com a grata surpresa de não precisar passar nenhum dia com seu sorriso incompleto.

Veja uma transformação real de paciente que quebrou o dente da frente e fez o implante imediatamente:

Neste caso o paciente chegou com uma queixa de mobilidade no dente central, e após a avaliação, constatamos que o dente realmente estava com a raiz fraturada, o que o condenava a extração. Temos uma sequência para que você entenda melhor todo esse processo de Implante Dentário:

Então realizamos a remoção completa do dente e da raiz, e no mesmo momento também realizamos a colocação do implante, o procedimento de enxerto tanto de gengiva quanto de materiais que ajudaram na cicatrização definitiva, e o resultado foi o paciente que já saiu da Clínica com seu dente novo, o chamado dente provisório, como se nada tivesse ocorrido.

 

No 15º dia após o procedimento, retiramos os pontos do enxerto e o paciente continua a sorrir normalmente.

Passado três meses, o dentista substituirá esse dente provisório por um dente definitivo de porcelana, e o paciente segue sua vida normalmente. Observe que a grande vantagem desse tipo de procedimento é que o paciente atravessou todas estas etapas com dente fixo, ou seja, não ficou banguela em nenhum momento!

Se você de repente está perdendo um dente da frente e quer substituir por implante, procure nossa Clínica Odontológica Dr. Cláudio Albuquerque, em Fortaleza – CE, agende a sua consulta e faça uma avaliação conosco, possuímos profissionais sérios e experientes, bem como tratamentos seguros e eficazes capazes de solucionar os seus problemas.