Implantes dentários na boca toda, realizados na Clínica Cláudio Albuquerque

Quem procura por implantes dentários na boca toda muito provavelmente passou ou está passando por sérios problemas de saúde bucal, com muitos ou até mesmo todos os dentes perdidos; ou ainda há situações onde o paciente até possui ainda alguns dentes, porém em uma situação onde não há como recuperá-los com restaurações dentárias ou qualquer outro tratamento na odontologia, e a solução, infelizmente, é uma só: extrair todos os dentes e substituí-los por novos dentes produzidos no laboratório de prótese dentária. Ou seja, há necessidade de fazer implantes dentários na boca toda.

Se você se encaixa nesta situação onde o implante dentário é única solução para voltar a sorrir, falar e mastigar alimentos normalmente, temos uma ótima notícia: com o avanço das técnicas e tecnologias da odontologia digital, hoje em dia é possível em apenas 72 horas extrair todos os dentes que não servem mais, fazer a cirurgia de implantes dentários e receber uma prótese fixa (bem diferente das arcaicas dentaduras que podem cair a qualquer momento) para sair sorrindo por aí, tudo isso em apenas 3 dias!

É possível extrair (arrancar) todos os dentes e fazer implantes dentários na boca toda

É lógico que arrancar todos os dentes que ainda sobraram em sua boca e fazer esta substituição é uma medida extrema, afinal, a razão de ser do dentista é a saúde bucal, evitando sempre a perda de dentes através da prevenção, restaurando dentes que sofreram avarias como trincas, fraturas ou até mesmo quando as cáries fazem seus conhecidos estragos. Porém, muitas vezes esses estragos são irreversíveis e quando não há como restaurar os dentes do paciente, a missão deixa de ser recuperar dentes para substituir dentes.

O que é um implante dentário?

Quando falamos em dente perdido é impossível não pensar em implantes dentários, técnica de reabilitação oral que já é sinônimo de reconstrução de sorrisos. Mas, afinal, o que é um implante dentário? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o implante dentário não é um “dente que será implantado” quando, na verdade, o implante é um parafuso de titânio que funciona como uma espécie de “raiz artificial” que irá dar sustentação ao novo dente que será produzido no laboratório de prótese. Portanto, se você perdeu dentes, você não precisa só de dentes novos, mas também de raízes novas! E são os implantes dentários que exercem esse papel de nova raiz para seus dentes.

As raízes perdidas são substituídas pelos implantes dentários, já os dentes perdidos são substituídos pelas próteses dentárias. Em casos unitários, ou seja, onde só se perdeu um dente, o implante faz o papel de nova raiz e o único dente a ser renovado chamamos de coroa. Porém, como o assunto deste post é Implantes Dentários na Boca Toda, a solução para quem perdeu muitos ou todos os dentes é uma prótese fixa sobre implantes. Ou seja, os implantes fazem o papel das raízes perdidas, enquanto, a prótese faz o “papel” dos dentes e da gengiva. Resumindo: quem precisa de implantes dentários na boca toda, precisa na verdade destes implantes para que exerçam a função da raiz, dando suporte e sustentação para os novos dentes que fazem parte da prótese produzida para reconstruir seu sorriso. Esta prótese fica totalmente fixa aos implantes, o que nos leva à outra boa notícia: as próteses modernas não são como aquelas antigas dentaduras do “tempo da vovó” que machucam a gengiva até sangrar, soltavam com facilidade e poderiam cair a qualquer momento! Depois dos implantes e da fixação da prótese você poderá sorrir e mastigar sem medo!

Agora você já sabe bem a diferença entre implante, coroa e prótese dentária, vamos ver na prática como isso é possível substituir todos os dentes com implantes dentários na boca toda, ou seja, arcada superior e inferior. No caso real com as imagens do antes e depois, destacamos os seguintes aspectos:

– Paciente sofria com doença periodontal (mais alto grau dos problemas na gengiva, mais conhecido como piorreia) em um processo infeccioso que simplesmente condenou os dentes que ainda sobravam do paciente, sendo inevitável a extração destes dentes.

– Já os dentes do paciente não poderiam mais ser aproveitados foi feita a extração e aí vai uma boa notícia: no mesmo procedimento de remoção dos dentes, foram feitos também os implantes dentários do paciente, e mais: aproveitando a mesma anestesia! Isso é uma ótima notícia, afinal, além de não sentir dor você ganha tempo!

– Mais uma ótima notícia: em apenas 72 horas o paciente já recebeu suas próteses fixas sobre esses implantes! Ou seja, em uma sessão foram feitos as extrações e os implantes, e na outra o paciente já estava de sorriso novo! Tudo em apenas 3 dias!