IMPLANTES DENTÁRIOS: OS AVANÇOS DA ODONTOLOGIA NA REABILITAÇÃO ORAL

Mostrar o melhor sorriso é um desejo de todos. Mas ter um sorriso perfeito vai além da vaidade. Existem tratamentos odontológicos capazes de recuperar as funcionalidades mastigatórias ausentes ou prejudicadas pela perda de um ou mais dentes. Um exemplo disso são os implantes dentários. Essa técnica permite que o paciente obtenha uma reabilitação oral completa em pouco tempo. Se você ainda não conhece ou tem alguma dúvida sobre esse procedimento, saiba mais aqui!

Qual a indicação?

Sorrir com segurança é uma necessidade inerente ao ser humano. A falta de um ou mais dentes além de afetar a saúde bucal, pode também impactar na qualidade de vida pessoal, profissional e social. Problemas dentários podem ser a causa de afastamento social, prejudicando o convívio com outras pessoas e causando baixa autoestima. A perda de um ou mais dentes pode ocorrer por inúmeras razões, como problemas na arcada dentária ou consequência de acidentes. Quando isso ocorre, os dentes restantes ficam sobrecarregados na mastigação para suprir a ausência dos outros, por isso a importância em substituí-los. Seja qual for o caso, os implantes dentários podem recuperar a função mastigatória, estética e elevar a autoestima.

O que são?

Implantes dentários são pinos de titânio, que se assemelham ao formato de um parafuso, que serão posicionados no osso substituindo a raiz do dente perdido. Esse material é compatível com o organismo humano, ocorrendo a formação de tecido ósseo ao redor do implante e sua união ao osso, o que chamamos de osseointegração. Isso faz com que os implantes ofereçam uma estabilidade para as próteses dentárias, ou seja, não há o risco das próteses escorregarem ou mudarem de posição, beneficiando assim a mastigação e a fala. Esse tipo de prótese é chamada “prótese sobre implante” e dá ao paciente mais segurança nas funções bucais, sendo mais natural que pontes ou dentaduras convencionais, melhorando também a estética. Antes de realizar a cirurgia de implantes alguns exames laboratoriais são necessários, como em qualquer procedimento cirúrgico. É fundamental também ir periodicamente ao dentista para fazer o acompanhamento e possíveis manutenções no implante.

Técnica da carga imediata

Essa técnica é considerada um avanço na odontologia, pois permite que na mesma cirurgia de extração dentária já sejam colocados os implantes, utilizando a mesma anestesia, minimizando o desconforto e reduzindo o tempo de espera do paciente. Com essa técnica é possível que o paciente já saia reabilitado, visto que logo após o posicionamento dos implantes são colocadas as próteses provisórias, mantendo o equilíbrio da mastigação. É importante ressaltar que esse procedimento deve ser feito apenas por profissionais especializados, que além de realizar todos os exames necessários, possam avaliar a qualidade óssea do paciente para que haja a integração adequada e o restabelecimento das funções bucais.

O implante dentário é uma opção que favorece a saúde, estética e traz diversos benefícios para a qualidade de vida do paciente. Recupere sua autoestima! A Clínica Cláudio Albuquerque é referência em implantes dentários, com profissionais especializados e laboratório próprio de próteses. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato conosco também nas redes sociais Facebook e Instagram!

Share: